Infraestrutura do LAMAI

LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE ANÁLISE INSTRUMENTAL – LAMAI

-> O laboratório tem atividades analíticas centralizadas nas salas CC1T16 e CC1T17 do prédio CBS01, da Universidade Federal de Santa Catarina, no Campus de Curitibanos.

Estes espaços são destinados a análises químicas e contam com os seguintes equipamentos:

– Cromatógrafo gasoso acoplado à espectrômetro de massas (CGMS):

Equipamento Agilent, modelo 7890A, acoplado à espectrômetro de massas Agilent modelo MS5975C e injetor automático CombiPal, modelo G6501B – Utilizado principalmente em caracterização e quantificação de componentes voláteis de óleos essenciais, ou outras amostras voláteis, e determinação do perfil aromático de amostras usando técnicas de microextração em fase sólida (HS-SPME-CGMS).

Responsáveis: Prof. Dr. Cristian Soldi e Prof.ª Dra. Dilma Budziak.


– Cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC):

Equipamento Agilent, modelo 1260, equipado com DAD e detector de fluorescência – Utilizado na quantificação de substâncias que absorvem no UV/VIS ou fluorescência com ou sem necessidade de derivatização.

Responsáveis: Prof. Dr. Cristian Soldi e Prof. Dr. Joni Stolberg.


– Determinador de Carbono Orgânico Total (TOC):

Equipamento Shimadzu, modelo TOC-LCPH – Utilizado para a determinação de carbono orgânico e carbono total em amostras de água ou outras amostras líquidas digeridas.

Responsável: Prof. Dr. Joni Stolberg.


– Espectrômeto de Absorção atômica (AAS): 

Equipamento Shimadzu, modelo AA-7000 – Utilizado para análises elementares de vários elementos em amostras líquidas e sólidas (utilizando o forno de grafite).

Responsável: Prof. Dr. Djalma Eugenio Schmitt.


– Ultrapurificador de Água – MilliQ – Integral 15: 

Sistema de ultrapurificação de água composto por uma combinação de filtros, sistema de osmose reversa e iluminação UV, capaz de produzir água Tipo II e Tipo I (ultrapura). Com barril de armazenagem.

Responsáveis: Prof. Dr. Leocir José Welter e STAE Gabriel Felip Gomes Olivo


– Microscópio de Fluorescência com câmera integrada

Microscópio Olympus trinocular, com iluminação tradicional e por lâmpada UV (para fluorescência), contando ainda com filtros ópticos para condições de pesquisa específicas. Conta com câmera Olympus integrada, para realização de fotografias e vídeos do material observado, com processamento realizado por software Olympus dedicado.

Responsáveis: Prof. Dra. Patrícia maria Oliveira Pierre Castro e STAE Gabriel Felip Gomes Olivo. 


– ATR-FTIR (Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier com Reflectância Total Atenuada)

ATR-FTIR

Acessórios

O equipamento permite a utilização da técnica de Reflexão Total Atenuada (ATR), um dos métodos mais empregados em espectroscopia no infravermelho. Essa popularidade se deve principalmente à praticidade do ATR e à sua capacidade de analisar uma ampla variedade de amostras de forma eficiente. As análises realizadas têm como objetivo identificar e compreender materiais e ambientes a partir da interação da radiação eletromagnética com as amostras, seja pela reflexão, absorção ou transmissão. Para garantir o pleno desempenho dos equipamentos, o ambiente é climatizado e dispõe de um sistema de controle e redução da umidade do ar.

Para solicitar a reserva do aparelho e mais informações sobre a prestação de serviço.

  • Agenda de reserva: 📅Agenda
  • Responsáveis: Prof. Dr. Alexandre ten Caten e Doutorando Matheus Sousa Silva.
  • Contato:
    E-mail Whatsapp
    ten.caten@ufsc.br (49) 9 9196-8612
    matheusm.s@yahoo.com (86) 9 9977-2547
  • Projeto de prestação de serviço credenciado na Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC). A FEESC é credenciada por ato conjunto dos MEC e MCTI como fundação de apoio à UFSC, incluindo-se dentre as suas atividades, o gerenciamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.
    Número da Conta FEESC: 250073
    Denominação da Conta: Prestação de serviços pelo Laboratório de Espectroscopia
    Número do Projeto: 107/25
    Título do Projeto: Grupo de Extensão – Laboratório de Espectroscopia
    Financiadores: Aberto ao público
    Coordenador: Alexandre ten Caten
  • REGISTRO SIGPEX UFSC
    Prestação de serviços pelo Laboratório de Espectroscopia
    Tipo: Ação de Extensão
    Forma de Extensão: Programa de Extensão
    Número: 202514039
    Período: 08/09/2025 até 07/09/2030

ESTE LABORATÓRIO CONTA COM O APOIO DE OUTROS AMBIENTES PARA A PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS, ELABORAÇÃO E DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE PRODUTOS:

– Laboratório de Química (Sala 1207 e 1208): espaço utilizado para o processamento, digestão e extração de amostras. Conta com equipamentos como estufa com circulação de ar, moinho de facas, câmaras com controle de luz e temperatura, banhos ultrassônicos, rotaevaporador, liofilizador, mufla, agitador mecânico com temperatura controlada, extratores de óleos essenciais, extratores Soxhlet, etc.

Além disso, também possibilita a determinação de parâmetros físico-químicos de amostras de diferente natureza através do uso de destiladores de nitrogênio, destilador de álcool, equipamento redutec para determinação de açúcares residuais, determinador de acidez volátil em bebidas fermentadas, determinador de SO2 total e livre em bebidas fermentadas, espectrofotômetros, phmetros, turbidímetro, refratômetro digital, etc.


– Sala de fermentações (Sala 02, Fazenda Experimental Agropecuária): espaço destinado à elaboração de bebidas fermentadas. Conta com espaços em câmara fria à 1,5 e 14oC, além de ambiente climatizado à 20oC, desengaçadeira/debulhadora de uva, prensa e tanques fermentadores.


– Laboratório de extrações (Sala 103, Fazenda Experimental Agropecuária): espaço destinado à elaboração de extratos de Cannabis e frações purificadas de canabidiol (em construção).


Laboratório de Sensoriamento, Inovação e Geoprocessamento (Sala 303, Laboratório de Informática II): Espaço destinado a medições espectrais de solo, água, plantas, minerais, polímeros, etc.