Infraestrutura do LAMAI
LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE ANÁLISE INSTRUMENTAL – LAMAI
-> O laboratório tem atividades analíticas centralizadas nas salas CC1T16 e CC1T17 do prédio CBS01, da Universidade Federal de Santa Catarina, no Campus de Curitibanos.

Estes espaços são destinados a análises químicas e contam com os seguintes equipamentos:
Cromatógrafo gasoso acoplado à espectrômetro de massas (CGMS)
Cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC)
Determinador de Carbono Orgânico Total (TOC)
Espectrômeto de Absorção atômica (AAS)
Ultrapurificador de Água – MilliQ – Integral 15
Microscópio de Fluorescência com câmera integrada
ESTE LABORATÓRIO CONTA COM O APOIO DE OUTROS AMBIENTES PARA A PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS, ELABORAÇÃO E DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE PRODUTOS:
![]()
– Laboratório de Química (Sala 1207 e 1208): espaço utilizado para o processamento, digestão e extração de amostras. Conta com equipamentos como estufa com circulação de ar, moinho de facas, câmaras com controle de luz e temperatura, banhos ultrassônicos, rotaevaporador, liofilizador, mufla, agitador mecânico com temperatura controlada, extratores de óleos essenciais, extratores Soxhlet, etc.
Além disso, também possibilita a determinação de parâmetros físico-químicos de amostras de diferente natureza através do uso de destiladores de nitrogênio, destilador de álcool, equipamento redutec para determinação de açúcares residuais, determinador de acidez volátil em bebidas fermentadas, determinador de SO2 total e livre em bebidas fermentadas, espectrofotômetros, phmetros, turbidímetro, refratômetro digital, etc.
– Sala de fermentações (Sala 02, Fazenda Experimental Agropecuária): espaço destinado à elaboração de bebidas fermentadas. Conta com espaços em câmara fria à 1,5 e 14oC, além de ambiente climatizado à 20oC, desengaçadeira/debulhadora de uva, prensa e tanques fermentadores.
– Laboratório de extrações (Sala 103, Fazenda Experimental Agropecuária): espaço destinado à elaboração de extratos de Cannabis e frações purificadas de canabidiol (em construção).
– Laboratório de Sensoriamento, Inovação e Geoprocessamento (Sala 303, Laboratório de Informática II): Espaço destinado a medições espectrais de solo, água, plantas, minerais, polímeros, etc.


